ProUro Kids

INTRODUÇÃO

A Urologia pediátrica é uma sub-especialidade que trata doenças da infância. No Brasil profissionais de outras especialidades ainda atendem crianças com problemas urológicos. O que não é indicado pela Associação Americana de Pediatria, que considera requisitos mínimos: faculdade de medicina, residência em cirurgia geral, residência em Urologia, mínimo de 1 (um) ano em fellowship em Urologia Pediátrica e 50% de sua atividade dedicada à área.

PROURO KIDS

A PROUROKIDS é o setor dedicado ao tratamento de crianças com doenças Urológicas. Foi criado a partir da deficiência de profissionais dedicados a esta subespecialidade em nosso estado. Conta com a organização do Dr. Tiago Rosito, responsável pelo setor de Urologia Pediátrica do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com ampla formação nesta área.

Boa parte das doenças urológicas da infância são congênitas, ou seja, defeitos ou alterações de nascimento. Entre as mesmas estão as alterações do pênis, dilatações dos rins entre outras.

A urologia pediátrica tem atuação desde o período pré-natal quando algumas grávidas apresentam o diagnóstico de malformação urinária de seus bebês ainda na gestação diagnosticadas através dos exames de ecografia.

Doenças Urológicas e Proctológicas

Crianças com quadros de infecção urinária de repetição, perda de urina diurna e noturna, frequência urinária aumentada, dificuldade ou dor para urinar, associados ou não a problemas neurológicos, devem ser avaliadas e tratadas por um Urologista Pediátrico.

Se a criança apresentar alguma alteração urinária ou genital a consultoria de um Urologista Pediátrico é essencial.